Na minha estreia como colunista nesse espaço, gostaria de abordar um tema que influencia direta e indiretamente o nosso dia a dia como cidadãos, e também a rotina de nossa cidade.
A coleta seletiva de resíduos sólidos reaproveitáveis e os processos de reciclagem.
Reciclagem é o nome que se dá ao processo de reaproveitamento do lixo descartado, processo este que dá origem a uma nova matéria-prima ou produto.
A reciclagem tem também como objetivo diminuir a produção de rejeitos e o acúmulo na Natureza, reduzindo assim o impacto ambiental que o material causaria se fosse apenas e simplesmente descartado.
Nossa cidade já foi vanguarda na gestão, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos.
Em 2000, quando esse serviço completou dez anos, Porto Alegre recebeu o Prêmio Coleta Seletiva - Categoria Governo, concedido pela entidade CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem.
Atualmente a cidade conta com um contingente de mais de sete mil catadores, que reúnem os resíduos sólidos recicláveis encontrados pelas ruas e encaminham esses materiais para unidades de triagem.
No ano de 2008 uma Lei Municipal, a Lei 10.531, criou o Programa Todos Somos Porto Alegre, programa que regulamentou, reuniu e alocou cerca de 700 trabalhadores em 16 Unidades de Triagem espalhadas pela cidade.
Desde então nessas Unidades de Triagem os trabalhadores fazem diariamente a separação de diversos materiais, entre eles plásticos, papel, embalagens longa vida, vidro, isopor, garrafas plásticas, latas de alumínios e outros.
Prensados e acondicionados em fardos, esses materiais são negociados, de maneira autônoma, e vendidos para a indústria de reciclagem e reaproveitamento.
Os catadores que recolhem os resíduos nas ruas e os trabalhadores nas Unidades de Triagem, além dos demais envolvidos nesse processo, são imprescindíveis para a manutenção de uma atividade profissional que proporciona o sustento de centenas de famílias, além de contribuir para a limpeza, saneamento e organização da cidade e, sobretudo, para a preservação do Meio Ambiente.
A Porto Alegre para as pessoas que queremos precisa pensar no amanhã, e o futuro de nossa cidade passa necessariamente pela reciclagem.
A Porto Alegre para as pessoas que queremos é uma Porto Alegre mais sustentável, com melhor aproveitamento dos recursos.
Reciclar é gerar emprego e renda.
Reciclar é preservar o Meio Ambiente.
Reciclar é manter a cidade limpa e organizada.
O mandato do vereador Adeli Sell defende a construção de um Programa Municipal de Coleta e Manejo de Resíduos Recicláveis, de modo que essa atividade profissional tão importante para nossa cidade seja realizada de maneira mais eficiente.
Diógenes Júnior é escritor, técnico em Informática e acadêmico em História, e escreve para essa coluna às segunda-feiras.